Confira nesta seção respostas a dúvidas frequentes sobre a Rodoviária de BH. Para conhecer melhor o Terminal, consulte também as outras seções disponíveis neste portal. Persistindo alguma dúvida ou questionamento, a Administração permanece ao dispor para responder por meio do Fale Conosco.

1) Como saber a rota do ônibus?
O passageiro deve consultar diretamente a empresa de transporte, para obter informações sobre disponibilidade, valor e horário de passagens. As empresas de transporte que atuam na Rodoviária de BH, juntamente com os dados para contato e rotas operadas estão disponíveis para consulta na seção “Serviços/Empresas de Transporte”. Para saber mais ou confirmar informações, deve-se entrar em contato com a viação responsável pelo trajeto desejado.

2) Como consultar as cidades atendidas pelos ônibus?
O usuário pode digitar o nome da cidade no campo disponível no topo do site www.rodoviariadebelohorizonte.com.br ou no menu “Horários de ônibus”. Para saber mais ou confirmar informações, deve-se entrar em contato com a viação responsável pelo trajeto desejado.

3) Como conseguir passagem gratuita para idosos nas viagens entre Minas Gerais e outros estados?
Para viagens rodoviárias interestaduais, as pessoas acima de 60 anos e com renda inferior a dois salários mínimos têm direito à reserva de duas vagas gratuitas nos veículos convencionais. Para isso, é preciso reservar o assento com até três horas de antecedência à partida. O mesmo público tem direito a descontos de 50% no valor da passagem para os demais assentos. Para tanto, é preciso contatar a empresa responsável com pelo menos seis horas de antecedência para viagens de até 500km e 12 horas de antecedência para trechos acima de 500km.

Para ter acesso ao benefício, o idoso deverá apresentar documento com foto e comprovante de renda. Para os aposentados, extratos atualizados do INSS ou Demonstrativo de Crédito de Benefício, documento emitido pela Caixa Econômica Federal, mais extrato bancário são válidos como comprovante. Os não aposentados podem apresentar Carteira de Trabalho com dados atualizados ou contracheque do último pagamento.

4) Como conseguir passagem gratuita para idosos nas viagens entre cidades dentro de Minas Gerais?
De acordo com a Lei do Passe Livre Intermunicipal (Lei nº 21.121/2014), as pessoas acima de 65 anos e com renda inferior a dois salários mínimos têm direito à reserva de duas vagas por viagem intermunicipal em veículos convencionais. Para isso, é preciso reservar o assento com pelo menos 12 horas de antecedência ao horário previsto para a partida.

Para ter acesso ao benefício, o idoso deverá apresentar documento com foto e comprovante de renda válidos (Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas, contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição para o INSS, extratos de pagamento de vencimentos ou benefícios pagos por órgãos ou entidades públicas). Saiba mais no menu “Orientações aos passageiros”.

5) Crianças e adolescentes de até 16 anos precisam obter autorização para viajar?
Depende. Crianças e adolescentes menores de 16 anos não precisam de autorização para viajar quando estiverem acompanhados de um dos pais, avós, tios ou irmão maior de 18 anos (sendo necessária a apresentação de documento de identidade com foto do menor e original ou cópia da Certidão de Nascimento, para comprovação de parentesco) ou forem para comarca vizinha ou da mesma região metropolitana (cidades limítrofes à que o menor resida). O menor de 16 anos precisa de autorização de um dos pais ou do responsável legal, registrada em cartório, quando viajar desacompanhado ou acompanhado por alguém maior de 18 anos que não seja uma das seguintes pessoas: avós, tios e irmãos. Para identificação do menor, deverá ser apresentada Certidão de Nascimento e/ou documento oficial com fotografia (original ou cópia autenticada). Saiba mais no menu “Orientações aos passageiros” e na Resolução nº 295 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 13 de setembro de 2019, disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3015.

6) A Rodoviária de BH oferece acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida?
Sim. A Rodoviária de BH está de portas abertas para todos, incluindo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de idosos, obesos e gestantes. A estrutura conta com esteiras rolantes, elevadores, rampas, corrimãos, escadas, guarda-corpo e faixas sinalizadoras em degraus, além de pisos táteis e peças com sinalização em braile em plataformas e elevadores, por exemplo. Também há banheiros adaptados, bem como bebedouros e guichês com altura adequada, faixa zebrada para demarcação de tráfego e símbolo para idosos e pessoas com necessidades especiais em vagas de estacionamento.

7) A Rodoviária de BH tem setor de Achados e Perdidos?
Sim. Os objetos encontrados na Rodoviária de BH serão recebidos pelo setor de Achados e Perdidos, de segunda a segunda-feira, entre 8h e 20h. Os itens são armazenados pelo período de 30 dias, salvo em caso de carga viva, encaminhados para as autoridades competentes, ou perecíveis, que são descartados. Para localizar um item perdido, é necessário procurar a Recepção do Terminal Rodoviário ou entrar em contato pelo telefone (31) 3270-0800. Para retirá-lo, é preciso identificar-se como proprietário, apresentando documento pessoal com foto e a descrição detalhada do objeto. Caso não tenha condições de comparecer pessoalmente para retirar o bem encontrado, o proprietário deverá indicar um representante para fazê-lo, devendo preencher formulário próprio, disponível no menu “Achados e Perdidos” do site – o prazo para análise da solicitação é de 48 horas. Os objetos não procurados, quando ensejarem possível reutilização, serão doados a instituições sem fins lucrativos, passado o prazo de 30 dias. Saiba mais aqui.

8) Qual é o horário de funcionamento das lojas, bilheterias e caixas eletrônicos localizados na Rodoviária de BH?
Os estabelecimentos existentes na Rodoviária de BH têm horários variados. Há serviço de alimentação durante as 24 horas do dia. A casa lotérica funciona de 9h às 19h. Os cinco caixas eletrônicos têm funcionamento 24 horas, além de uma agência da Caixa Econômica Federal com quatro caixas eletrônicos. As lojas que estão na Rodoviária, bem como seus contatos e horários de funcionamento, encontram-se na aba “Serviços/Lojas”. Saiba mais no menu “Serviços”.

9) Como obter autorização para produzir fotos na Rodoviária de BH?
Veículos da imprensa, empresas e outras pessoas que desejem produzir fotos na Rodoviária de BH devem enviar o pedido para o e-mail comunicacao@codemge.com.br, informando o objetivo, o dia, o horário, a duração e a quantidade de pessoas envolvidas.

No caso de busólogos (aficionados por ônibus), o contato pode ser feito diretamente pelo e-mail christianeferreira@tergip.com.br, informando-se nome completo, documento de identificação, data e horário desejados e finalidade dos registros fotográficos – a mensagem será respondida tão logo a análise seja concluída. Em caso de dúvidas, pode-se consultar o Terminal pelo telefone (31) 3270-0817.

10) Como comprar, cancelar ou remarcar passagens?
O passageiro deve acionar diretamente a empresa de transporte. A lista das empresas que atuam na Rodoviária de BH e seus respectivos contatos estão disponíveis na seção “Serviços/Empresas de Transporte”.

11) Como enviar e receber encomendas na Rodoviária de BH?
Os usuários que desejem enviar e receber encomendas podem procurar as empresas responsáveis, localizadas na área de desembarque e no Pátio Leste da Rodoviária de BH. O horário de funcionamento é das 8h às 20h. Saiba mais no menu “Serviços”.

12) Como consultar os destinos atendidos pelas empresas de transporte que atuam na Rodoviária de BH?
O usuário pode digitar o nome da cidade no campo disponível no topo do site www.rodoviariadebelohorizonte.com.br ou no menu “Horários de ônibus”.

13) Qual é a documentação necessária para embarque na Rodoviária de BH?
Para embarque na Rodoviária de BH, o passageiro deve apresentar documento oficial com foto. É importante observar as especificidades para embarque de menores, conforme esclarecido na pergunta de nº 5.

14) Quem tem direito à gratuidade nas passagens de ônibus?
Há benefícios disponíveis para idosos e pessoas com deficiência que atendam aos requisitos legais. Saiba mais no menu “Orientações aos passageiros”.

15) Como obter passagem gratuita para pessoas com deficiência em viagens interestaduais?
As pessoas com deficiências física, mental, auditiva, visual ou renal crônica com renda familiar de até um salário mínimo têm direito a duas vagas por viagem interestadual em veículos convencionais. Para garantir o benefício, o usuário deve apresentar documento com foto e o Passe Livre, documento emitido pelo Ministério dos Transportes. O formulário e demais informações para o requerimento do documento podem ser acessadas no link: www.transportes.gov.br. A reserva dos assentos deve ser feita com mínimo de três horas de antecedência. Em relação aos acompanhantes de deficiente para viagens interestaduais, se o beneficiário tiver anotado em sua carteirinha que necessita de acompanhamento, seu acompanhante deverá preencher formulário disponível no site do Ministério dos Transportes pleiteando o benefício. Saiba mais no menu “Orientações aos passageiros”.

16) Como obter passagem gratuita para pessoas com deficiência em viagens entre cidades dentro do estado de Minas Gerais?
As pessoas com deficiência que possuam renda inferior a dois salários mínimos têm direito a duas vagas por viagem intermunicipal em veículos convencionais. Para garantir o benefício, o usuário deve apresentar documento com foto, comprovante de renda válidos (Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas, contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição para o INSS, extratos de pagamento de vencimentos ou benefícios pagos por órgãos ou entidades públicas) e laudo médico-pericial emitido por profissional de saúde pertencente a entidade integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). A reserva dos assentos deve ser feita com mínimo de 12 horas de antecedência. Em relação aos acompanhantes de deficiente para viagens intermunicipais, o acompanhante deverá verificar o benefício no Sindipasse (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Minas Gerais), localizado na Rua Martin Carvalho, 94, Santo Agostinho, Belo Horizonte – telefone: (31) 3343-7320. Saiba mais no menu “Orientações aos passageiros”.

17) Como consultar os horários de viagens?
O usuário pode digitar o nome da cidade no campo disponível no topo do site www.rodoviariadebelohorizonte.com.br ou no menu “Horários de ônibus”.

18) Como emitir o meu Cartão Ótimo na Rodoviária de BH?
O Consórcio Ótimo de Bilhetagem Eletrônica tem posto de atendimento na Rodoviária de BH. O espaço está localizado no mezanino.

19) Como alugar o Auditório da Rodoviária de BH?
Para solicitar a locação do Auditório da Rodoviária de BH, preencha os campos do formulário disponível na seção “A Rodoviária/Auditório” do site e encaminhe seu pedido para avaliação. O espaço tem capacidade para 150 lugares, sonorização, projetor, climatização, banheiros e copa, podendo ser destinado a palestras, congressos e outros eventos, desde que autorizado pela Codemge. Saiba mais na seção mencionada.

20) Quais lojas estão na Rodoviária de BH?
As lojas que estão na Rodoviária, bem como seus contatos e horários de funcionamento, encontram-se na aba “Serviços/Lojas”.

21) Quais empresas de transporte/bilheterias estão na Rodoviária de BH?
A lista das empresas que atuam na Rodoviária de BH e seus respectivos contatos estão disponíveis na seção “Serviços/Empresas de Transporte”.

22) Como registrar reclamações, elogios ou dúvidas sobre a Rodoviária de BH?
A Rodoviária de BH oferece ao público o canal de “Fale Conosco”, disponível no site www.rodoviariadebelohorizonte.com.br/atendimento/contato. As manifestações também poder ser feitas pelo e-mail ouvidoria@codemge.com.br ou na urna existente na Administração da Rodoviária, localizada no mezanino, acima do hall de entrada. Caso se trate de demanda de imprensa ou fotografia, a solicitação deve ser enviada para comunicacao@codemge.com.br.

23) Quais são as regras para transporte de bagagens?
As regras de peso/dimensão e quantidade de bagagens variam de acordo com as diretrizes de cada empresa operadora do serviço, devendo o passageiro consultá-la. Informações sobre as regulamentações do transporte rodoviário podem obtidas junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelos telefones 0800-610300 ou 166.

24) Como funciona o serviço de guarda-volumes na Rodoviária de BH?
O serviço de guarda-volumes é oferecido por empresas particulares que estão localizadas no piso do mezanino e na área de desembarque. O funcionamento é 24h.

25) Existe ponto de táxi na Rodoviária de BH?
Sim. O ponto de táxi da Rodoviária de BH é localizado na plataforma de desembarque, com funcionamento 24h.

26) Como pedir carro por aplicativos de mobilidade na Rodoviária de BH?
O passageiro que solicitar um veículo por aplicativo de mobilidade deve embarcar no Pátio Leste, localizado no 1º piso.

27) A Rodoviária de BH tem posto de assistência social em suas dependências?
Não. O Serviço de Atendimento ao Migrante, prestado pela Prefeitura de Belo Horizonte e até localizado no Terminal Rodoviário até agosto de 2018, passou a funcionar nas dependências do BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro). Outras informações podem ser obtidas no site da Prefeitura: www.pbh.gov.br.

28) Como funciona o serviço de carregadores na Rodoviária de BH?
O serviço é exercido pela Associação dos Carregadores Autônomos de Bagagem da Rodoviária de BH. Os preços são alinhados diretamente com os carregadores.

29) Quais medidas a Rodoviária de BH adotou durante a pandemia de covid-19?
A Rodoviária de BH tem adotado várias medidas preventivas e educativas, em alinhamento com as diretrizes legais e em favor do bem-estar dos usuários, diante da pandemia do coronavírus (covid-19). As informações completas e atualizadas, incluindo dados de fluxo e orientações sobre uso de máscara, estão disponíveis na nota “Rodoviária de BH e coronavírus”:
www.rodoviariadebelohorizonte.com.br/noticias/nota-rodoviaria-de-bh-e-coronavirus.

30) Como funciona e quanto custa o estacionamento na Rodoviária de BH?
Os estacionamentos do Terminal possuem 95 vagas cobertas e 212 descobertas. O funcionamento é 24h. Para motocicleta, o custo varia de R$ 1,40 (até 15 minutos) a R$ 39,20 (diária). Para automóvel, o valor vai de R$ 2,50 (até 15 minutos) a R$ 70 (diária). A tabela de preços completa, incluindo os de mensalistas, estão disponíveis em www.rodoviariadebelohorizonte.com.br/servicos.

31) A Rodoviária de BH tem posto de atendimento do Juizado da Infância e da Juventude?
Não. As viagens com menores de idade devem seguir as orientações dispostas na pergunta de nº 5. A Vara de Infância e da Juventude só deve ser procurada em casos excepcionais e nos locais abaixo:

Endereço: Av. Olegário Maciel, 600, Centro, Belo Horizonte-MG
Horário de atendimento (pandemia): 11h às 17h
Telefone: 3207-8107/8120 ou 3207-8160/3207-8108

Aos sábados, domingos e feriados:
Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 767, 15º andar, Bairro Funcionários, Belo Horizonte-MG
Horário de atendimento (pandemia): 8h às 14h

32) Quanto é a tarifa de embarque na Rodoviária de BH?
A tarifa de embarque praticada na Rodoviária de BH é de R$ 5,70, desde março de 2020. O valor é cobrado, nos termos do Decreto Estadual 44.603, de 22/08/07, pela utilização da infraestrutura disponibilizada aos passageiros do terminal. A atualização da tarifa busca gerar receitas para cobrir as despesas necessárias à operação e à manutenção do empreendimento.

33) O uso dos banheiros é gratuito para quem pagou tarifa de embarque?
Sim. A utilização dos banheiros é gratuita a todos os usuários que forem embarcar na Rodoviária de BH e apresentarem passagens válidas, com a tarifa de embarque do Terminal inclusa no valor pago. O acesso é registrado por meio do código de barras/QR code afixado nos bilhetes, que têm validade de 60 dias contados a partir da data de emissão.

34) Quanto custa o uso dos banheiros na Rodoviária de BH?
Os banheiros da Rodoviária de BH estão disponíveis para utilização do público, mediante pagamento de R$ 1,50 para uso comum e R$ 8,50 para banho (localizado no piso desembarque). São isentos do pagamento os idosos acima de 60 anos e os passageiros que apresentarem passagens válidas, com embarque no próprio Terminal. Entre 0h e 4h, os sanitários são fechados ao público para limpeza do espaço – nesse período, o sanitário adaptado para pessoas com necessidades especiais será destinado ao público em geral, sem cobrança pela utilização (banho não disponível).

35) Quais são as regras para transporte de animais e plantas?
As regras para transporte de animais e plantas por meio rodoviário variam de acordo com as diretrizes de cada empresa operadora do serviço, devendo o passageiro consultá-la. Informações sobre as regulamentações do transporte rodoviário podem obtidas junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelos telefones 0800-610300 ou 166.

Terminal Rodoviário: Praça Rio Branco, 100 - Centro, Belo Horizonte – MG